Adições

Adições

O uso de substâncias que modificam o estado psicológico, tem como efeitos físicos a diminuição dos reflexos e o uso prolongado aumenta o risco de doenças. Quando usado em grande quantidade pode ocasionar danos cerebrais irreversíveis.   
Os efeitos emocionais e comportamentais são muito frequentes e variam conforme a tolerância do indivíduo e a dose ingerida.
Um indivíduo pode tornar-se adicto devido a um conjunto de factores, incluindo predisposição genética, estrutura psíquica, influências familiares e culturais.
O diagnóstico é feito através de uma entrevista com o paciente/ família e exames físicos.
O tratamento é avaliado individualmente, e a partir de um exame clínico, deve-se prescrever o tratamento mais apropriado para cada paciente de acordo com o grau de dependência e do ponto de desenvolvimento da doença em que se encontra o paciente. As recaídas são comuns e na maioria dos casos, o próprio paciente não consegue perceber o quanto está adicto, tendendo a negar o uso ou mesmo a sua dependência. Nestes casos, pode-se começar o tratamento ajudando o paciente a reconhecer seu problema e a necessidade de tratar.
Em ambulatório, os tratamentos disponíveis são a psicoterapia cognitiva comportamental e a psicoterapia de orientação analítica, realizadas individualmente ou em grupo.   
Os grupos de auto-ajuda, são uma das alternativas eficaz no tratamento e no acompanhamento da família, indispensável para a eficiência do tratamento.

© copyright Psiderme. Todos os direitos reservados. Produzido por annadesign.